Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Especial Ervas Aromáticas

Aromas fantásticos .... Temperos Únicos ....
 
Cebolinho
 
De folha fina, cilíndrica e comprida, o cebolinho tem um paladar ligeiro a cebola que combina muito bem com saladas, queijos e patês, sopas, massas e alguns peixes. Como a maioria das ervas aromáticas, deve ser adicionado no final da confecção para manter o aroma.

 
Hortelã-Pimenta
 
Obtida através do cruzamento de duas espécies de hortelã, possui um aroma mentolado com notas apimentadas. É uma das poucas ervas aromáticas que se usa mais frequentemente em doçaria e bebidas do que em pratos, ligando bem com sobremesas cremosas ou de chocolate e com refrescos de fruta. Também se aplica para condimentar alguns peixes, legumes e manteigas. É excelente para a digestão.


Poejo
 
Muito conhecidos e utilizados no Alentejo, mas não só, os poejos são ervas espontâneas comuns em toda a bacia do mediterrânio. De aroma muito característico, são especialmente utilizados em açordas, sopas e ensopados, combinando bem com bacalhau e outros peixes. Também serve para fazer chá.

 
Tomilho

Erva aromática famosa de aroma profundo e muito agradável, na verdade existe em mais de 50 variedades. O tomilho comum, que é também o mais conhecido e vulgar, aplica-se no tempero de praticamente todos os tipos de carne, especialmente as que vão assar no forno ou a grelhar na brasa, incluindo as carnes de caça. Devido ao sabor intenso, é perfeito para substituir o sal e para conjugar com outras ervas.

 
Salva

Para além de condimento, é também uma erva medicinal e até mesmo planta ornamental. As folhas de salva propriamente ditas têm diversas aplicações culinárias, especialmente quando adicionadas a pratos de carne, enchidos e outro fumeiro, nomeadamente bifes de vaca ou porco, chouriço e presunto. Originária da região oriental do mediterrâneo, a salva tem um aroma forte e auxilia a digestão.

Alecrim
 
Trata-se na verdade de um arbusto espontâneo e comum de norte a sul do país. Os ramos apresentam uma haste lenhosa e as folhas são pequenas e com fragância muito característica a sugerir pinheiro. Indicado para confeccionar pratos de carne e legumes, principalmente assados ou grelhados. De referir que, apesar de parecido com o rosmaninho, o alecrim é de outra espécie e mais habitual na culinária.
Orégãos frescos
 
São de facto os orégãos secos os mais frequentemente usados, nomeadamente em massas, pizzas e outros pratos. No entanto, os orégãos em folha fresca são ainda mais aromáticos e com um paladar mais intenso. Pode encontra-los à venda em ramo ou em vasos para se conservarem durante mais tempo. Utilize-os em diversos pratos, especialmente os que incluem legumes como tomate, pimento e azeitonas.
Erva Limão
 
Também denominada erva príncipe, é muito curiosa por se tratar de uma espécie com a simples aparência de erva comprida, com folhas longas que crescem juntas tipo moita, mas com um aroma inesperado de citrino, parecido com a lúcia-lima mas mais adocicado. Muito procurada para fazer chá, a erva limão, pode aproveitar-se na preparação de saladas e, melhor ainda, na preparação de cocktails e sobremesas como bolos, tortas e tartes, entre outras.
 
Funcho
 
Rama do bolbo como o mesmo nome, o funcho apresenta um aroma e paladar a anis ou erva-doce, é usado há séculos na culinária e ganhou fama na gastronomia mediterrânica. Aromatiza na perfeição peixes gordos como a truta e o salmão, mas pode utilizar-se também na preparação de molhos e conservas. Existe uma erva semelhante denominada aneto ou endro que no findo é um tipo de funcho com as mesmas características aromáticas.
Espero que tenham gostado de mais uma história de na Aldeia com a Natureza ...
 
Aladiah

domingo, 7 de abril de 2013

"Cilarcas" alguém conhece?

" Bom Dia vizinha, estás boa? Já viste este tempo? "
" É verdade pá, já  começo a ficar farta de tanta lama e estradas inundadas .... !! "
" Olha hoje trago-te uma coisa que sei que vais gostar!!! "
" O quê? "
" Cilarcas! "
" Epá .... Gosto muito e já algum tempo que não como ... venha de lá esse saco !!! "
 
" Eu sabia ... Toma lá ... Assim que puder trago-te mais .... ! "
" Obrigada ... Olha queres almoçar comigo? ... Vai ser bom! "
 
" Sério? Então vá, vou buscar o pão quentinho! "
 
E assim foi o começar de um dia que não estava nada à espera ... geralmente é assim, quando não combinamos nada as coisas até correm melhor ... E assim foi ...
 
Cilarcas o que é??? perguntam vocês ... e eu respondo ...


“Cilarca”, de seu nome Amanita Ponderosa, pertence à familia das Amanitaceae. O seu nome provem do latim “ponderosus”, que significa "que pesa muito".
Na verdade trata-se de um cogumelo que pesa mais que o habitual. Surge na Primavera e pode ser encontrado de Fevereiro a Abril, se as condições climatéricas forem favoráveis.
Nasce muito enterrada e desenvolve-se completamente debaixo de terra. Podem ser recolhidas em montados de sobro e azinho, Árvores com as quais formam micorrizas. É um cogumelo difícil de encontrar, antes de sair da terra adivinha-se a sua presença com um ligeiro levantamento e gretamento de terra.
A cilarca é muito apreciada no Alentejo e na Andaluzia e Extremadura espanhola, é praticamente desconhecida no resto da Europa. A sua área de influência são os concelhos de Portel, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Barrancos, Moura, Évora e Vidigueira. Pode ainda ser encontrada noutras localidades mas em escassa quantidade.
Em jovem tem a forma de batata, depois, ao rasgar a vulva aparece o chapéu que pode medir dentre 6 a 12 cm.
A maior que vi pesava 1200 gramas e o seu chapéu era do tamanho de um prato de sopa. Tem uma cutícula seca, grossa, facilmente separável da carne, machada de terra, ao princípio branca, depois rosa e finalmente ocre sujo.
O seu aspecto geral é forte e maciço. Laminas. No início brancas e depois como todo o cogumelo tornam-se rosa. Pé: Robusto, branco com tonalidades rosa e oco. Anel poço definido e fugaz. Vulva grossa, persistente muito grande em forma de cálice com margem irregular, branca manchada de terra. Carne: Branca que ao cortar-se toma tonalidades rosa.
 

 
E eu com estes cogumelos maravilhosos, saborosos e de uma textura incrível fiz uma Lasagna ... Depois de lavados, tirada a terra e cortados fiz um refogado com cebola, alho, folha de louro e azeite, oregãos, pimenta e sal ....
 
 
Num pirex coloquei fiambre, queijo e as placas da lasagna ....
 
 
Fui intercalando com o molho anteriormente feito. Entretanto fui fazer o bechamel, ralei um pouco de queijo e voilá ...
 
 
 


 
 
 
Uma refeição entre vizinhas que durou a tarde toda até ao lanche!!
 
É bom viver e conviver assim ... Onde aprendemos o significado da amizade, convivio e acima de tudo boa vizinhança!!!
 
Espero que tenham gostado de mais uma aventura da Aldeia com a Natureza ...
 
Aladiah
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Um entrada excelente !!

Como me dizem por aqui ... Andas desaparecida ou quê??
 
Sim realmente tenho estado um pouco afastada, mas tudo se resume ao mau tempo, ao frio e ao facto de andar um poiuco em baixo ... Nunca mais pude ir tirar fotos, nem passear pela aldeia e pelo campo ...
 
Que stress ... Enfim ... Peço que me desculpem mas não é fácil ... como já referi sou uma rapariga que gosta de Sol, Calor e Bom Tempo ... E o S. Pedro não tem sido muito meu amigo utlimamente e os neurónios por vezes entram em combustão ... Puff!!!!!
 
Mas voltei e vamos ver se o bom tempo também ... Hoje trago apenas uma receita inventada por mim, porque (e todo o "porque" ou "mas") tem sempre uma história ... E este tem ...
 
Á relativamente pouco tempo o "Queijo de Cabra Palhais" lançou um passatempo onde o Prémio era uma "Bimby" ... Euzinha da Silva li o regulamento em Z e fiz logo a lista de compras ... escusado será dizer que ao ler em Z não li como devia ser ...
 
E então resumindo a história, era preciso fazer um video (e logo eu que tenho uma relação extremamente amigável com as câmaras), era um queijo especifico de nome "Cool" e por aí adiante!!
 
Bom, mas pelo menos ficou a intenção, até porque estas coisas dos concursos, passatempo e tal eu nuca tive sorte mesmo portanto ... quem se regalou foi um grupo de amigos que veio cá a casa jantar e foram os meus maiores criticos!
 
Ficou aprovadissimo, eles adoraram. A mistura de sabores entre o doce e o salgado com a combinação do slamão e do poejo.
 
Houve quem comesse o poejo e achasse que dava um toque muito bom e houve quem não comesse. Só sei que à pala disso vou ter que "refazer" a receita novamente :)
 
Então já que não ganhei a Bimby pelo menos partilho com vocês a minha receita, made in Aldeia com o toque de Aladiah e não levou mais que 15m a pensar no que iria fazer ... podia dizer que foi um rasgo de imaginação com um pouco de inteligência à mistura, mas não ... eu sou bastante despistada, alienada, cabeça no ar e nunca me passaria pela cabeça "inventar" uma entrada ...
 
Mas ... Creio que caiu bem!! Agora aos ingredientes para que vocês também possam experimentar, caso o façam please digam-me de vossa justiça!!!
 
É que uma coisa é comerem cá em casa e dizerem que gostam, outra coisa é vocês especialistas 5 Estrelas provarem e darem uma opinião "sincera"! E ponho aspas porque mesmo eles sendo meus amigos ... já sabemos como é ...
 
-Está bom??
- Sim, sim, excelente!!! ( e por dentro pensam .... Onde foi ela desencantar esta coisa?)
 
Enfim ...
 
Ingredientes:
 
* Tiras de Salmão (eu usei fumado mas acredito que o normal ainda deve saber melhor!)
* Maçãs
*Queijo de Cabra Palhais aos cubos com azeitonas e temperado com oregãos
* Poejo (crú)
*Limão, Mel e Canela
 
 
Muito simples de confeccionar ... Primeiro descascam as maçãs, colocam num pirex e regam-nas com o sumo de limão, mel e canela e levam ao microondas até ficarem cozidas ... eu coloquei perto de uns 6m na potência máxima.
 
Enquanto isso o resto é empratar ... Por fim colocam as maçãs já cozidas e regam-nas com o sumo que ficou no fundo do pirex.
 
Ficou mais ou menos com este aspecto ...



Espero que tenham gostado desta breve história do meu desaparecimento da Aldeia com a Natureza ...

Aladiah ...