Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Alface: Um Calmante Natural

 
Mais um produto escolhido para o Blog da Aldeia ... A Alface!!! Fresquinhas e viçosas as que tenho na horta. Não acreditam? Então vejam a história de hoje ...
 
Geralmente na época do Inverno, as saladas de alface sabem sempre bem e a acompanhar pratos de assados ainda melhor ... ou um arrozinho de pato com laranja ....
 
Na minha horta estão com um excelente aspecto! As fotos comprovam.
 
Sempre que vou dar uma voltinha pelas hortas dos velhotes vizinhos, há sempre alguém que diz:
 
- Vizinha, não quer levar nada da minha horta hoje?
 
Engraçado como a simpatia, a humildade e honestidade destas pessoas ainda faz com que partilhem os produtos das hortas delas.
 
Faz-me crescer enquanto Ser Humano e podem ter a certeza que aprendi a ser mais humilde e a partilhar o pouco que tenho,  encarar a vida de outra forma e tudo desde que vim morar para uma aldeia.
 
 
 
Não que as cidades não tenham também acontecimentos destes, mas é diferente ... Nas cidades é mais o salve-se quem puder e vira-te como conseguires ... Hortas?? Já vai havendo ... e nas varandas os famosos vasos com ervas aromáticas (mas isso fica para outro dia, outras história!).
 
Os velhos (sim uso a palavra velho não por desrespeito, mas pela sabedoria que eles transportam e pela enorme capacidade que eles têm de ensinar através das suas rugas, das mãos gastas e dos olhos cansados!) com a sua enxada na mão, em dias de verão ou inverno, cavam os seus quintais, fazem os regos para as sementeiras ... colhem as sementes para a época seguinte ... Fazem todo um trabalho comprecisão e exactidão. Que perco horas a observar e não me canso de ver e aprender.
 
Lamento que as gerações de hoje e as vindouras não levem estes trabalhos como uma Arte e como meio de subsitência, apenas desviam-se dela como o Diabo da cruz ...
 
Mas dada à crise que vivemos ... tudo o que a Terra nos dá é uma dádiva a agradecer todos os dias à refeição! 
 
E não só ...
 


A minha horta agora não tem estado muito bem tratada, porque tem chovido e não dá para ir mondar os espinafres, as nabiças ... Mimar os produtos biológicos para que estes cresçam melhores, mais viçosos e com uma qualidade que não encontramos nos supermercados.


 
Quanto não vale, nós apanhar produtos fresquinhos da nossa horta, lavar, cortar e colocar imediatamente numa saladeira e comer de seguida??
 
Digam-me que não é maravilhoso??
 
Desta alface podemos fazer imensas coisas ... desde sopa, a salada, e chá!!!
Sim chá!! Querem saber para quê??
 
Eu dou umas dicas ...

Todos nós conhecemos a alface, o que grande parte da população não deve de saber é que a alface actua como um calmante natural de grande eficácia!

Para além de tratar casos como insónias, também é importante no tratamento do nervosismo ou ansiedade.

Por vezes quando há aquele nervosismo, ansiedade, ou até mesmo insónias, o primeiro chá que nos vem à cabeça será a camomila, mas fiquem a saber, que a alface poderá ser utilizada em chá como forma de calmante.

A alface, mais precisamente o talo da alface, é rico em uma substância denominada de lactucina.
 
Essa substância actua no nosso organismo como um calmante, o que é excelente para nos ajudar a combater as insónias.

Basta colocar água a ferver, e deixar os talos das alfaces entre cinco a dez minutos em infusão na água, coar e beber.
 
Também é muito usada para tratamento de hemorróidas.
 
Espero que tenham gostado demais uma história da Aldeia com a Natureza ...

Sem comentários:

Enviar um comentário