Março já é tempo de dias quentinhos ... Como dizem os mais velhos ... Março Marçagão ... Manhãs de Inverno ... Tardes de Verão!!!
Venha ele ... Porque eu já começo a ficar cansada de tanta chuva e frio ...
Anteriormente falei da couve portuguesa ... e dei a sugestão de Caldo Verde com Farinheira ... Estava uma delícia, e quentinha foi um regalo para o meu estômago!!
Hoje trago outra comida muito boa e muito nutritiva ... Também inclui tudo da horta e tradição ... E é uma comida que aqui por estes lados de come muito. E não há idoso que não abdique de um bom caldinho quentinho.
Falo do tão badalado Feijão com Couve.
Nada mais simples do que juntar cebola, alho, azeite, batatas, couve cortada grosseiramente, feijão, sal, colorau para quem quiser, deixar cozer tudo junto e voilá ... uma refeição simples, económica e que aquece o coração!
Antigamente faziam este tipo de comer nas panelas de barro junto ao lume, e verdade seja dita que fica com um gostinho muito bom, depois de horas a fazer e a ferver fica com aquele sabor tão caracteristico de aldeia, de campo!
Os mais velhos contam as dificuldades porque passavam e actualmente sabe-se que com a crise muito dos tempos passados voltaram a estar felizmente ou infelizmente na moda ...
Mas no que respeita às refeições sou adepta destas comidas, alentejana de gema tenho adquirido este conhecimento e acreditem que é sábio, enriquecedor e muito útil nos tempos que correm, pois nunca se sabe o dia de amanhã!!!
Não sei fazer comidas diferentes, belas e conjugar alimentos para fazer refeições gourmet ... aliás, se assim fosse aqui em casa passava-se fome :D
Mas todo este conhecimento que tenho vindo a adquirir sobre os antepassados da Aldeia têm me tornado uma pessoa mais rica.
E esta sugestão não foi excepção ... Simples e rápida como só a D. Mariana sabe e soube ensinar! O meu muito obrigada pelas suas Histórias e ensinamentos.
Ouvi dizer que na Aldeia existe o hábito de juntar sopas de pão com este belo caldinho ... e digo-vos que é uma excelente sugestão ...
Pão caseiro e uma pratada destas ... é uma delicia!!!
Espero que tenham gostado de mais uma sugestão da Aldeia com a Natureza...
Aladiah
É muito bom para estes dias bem friozinhos e sabe sempre bem comer uma refeição destas á lareira e ouvir a chuva a cair.
ResponderEliminarBeijinhos.
Uma boa semana.
Sobremesas de Domingo.
Há quando tempo não ouvia falar do Feijao com couve.
ResponderEliminarApesar de não apreciar lembro-me de a minha avó fazer numa panela de ferro de 3 pernas com um pedaço de presunto para dar sabor.
Boa semana
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt
Nesses dias frios e cinzentos, é que sabem mesmo bem estes pratinhos!! São um aconchego para a alma e para o coração!!
ResponderEliminarÉs uma sortuda por te ensinarem na Aldeia a fazerem estas coisas!
Um beijinho grande,
Mena.
http://asaventurasdeumamama.blogspot.com
Que maravilha, esta comida tem tudo que eu gosto!
ResponderEliminarAdorooooo.... Simplesmente adoro este tipo de caldo!! E como tu dizes, nesses dias de frio sabem tao bem!!
ResponderEliminarSe levar o pao, tens uma malga para mim??
Beijinhos,
Mena.
http://asaventurasdeumamama.blogspot.com
Tem sido uma "viagem" muito boa esta de aprender com as senhoras mais velhas ... como costumo dizer é uma delicia ouvi-las falar e ensinar!!
ResponderEliminarE tenho sempre comida extra portanto dá para todas :D
Beijinhos para todas com carinho!
Aladiah
Que bom! Gosto tanto...o meu marido não aprecia. Por isso, não faço cá em casa, mas a minha sogra faz na panela de barro e dá-me sempre um bocadinho. Depois, também aproveito para fazer migas de couve com feijão. Ficam tão boas!
ResponderEliminarTu e as tuas Histórias maravilhosas!!!!
ResponderEliminarAcredita que é uma aventura entrar aqui! ;)
Beijinho!
Cláudia
Ai que apetitoso :)... Gosto tanto destes pratinhos!!!
ResponderEliminarbeijinhos querida
Beijinhos para vocês todas :)
ResponderEliminarAladiah
Estes pratos fazem-me lembrar as noites na aldeia à volta da lareira :) saudades desses tempos.
ResponderEliminarbeijinhos