Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

domingo, 10 de março de 2013

Grelos ou Espigos!!!


Para mim não passavam apenas das flores brancas das couves !! Sério não passavam disso …. Flores!!!

Mas recentemente em conversa com uma vizinha, incentivou-me a cortar alguns grelos e fazer qualquer coisa para provar … Digamos que fiquei Fã!!!!
Eles têm um sabor mais amargo mas muitos nutrientes e cheios de vitaminas ... Vou então explicar algumas coisas sobre o Grelo que eu aprendi também!!!
 
Um grelo ou espigo como chamam aqui na Aldeia, é um nome genérico para um rebento de uma planta mais propriamente da Couve Portuguesa, muito apreciado em Portugal e na Galiza como acompanhamento de culinária portuguesa. Os produtos biológicos mais representativos na culinária portuguesa são o nabo, a couve, e a nabiça.
A aparência é a dum talo mais ou menos grosso do qual saem algumas folhas e no extremo as flores, mas quando chega a flor já está em estado avançado de desenvolvimento e não se pode comer porque já está bastante amargo e não amolece por muito que se coza.
O grelo é comestível enquanto está tenro. Um bom sistema para saber se o grelo é mole ou não consiste em fazer um corte transversal no seu extremo. Se o centro estiver muito branco (branco neve) o grelo já não é comestível por causa da sua dureza.
Dependendo do gosto de cada um, o sabor naturalmente amargo dos grelos pode ser eliminado escaldando-os primeiro em água a ferver, mudando a água posteriormente. Um modo de preparação frequente é salteá-los com alho, aproveitando eventualmente a gordura da carne (especialmente se for para acompanhar Alheira de Mirandela).
 

Propriedades
Para além de possuir um alto teor em vitaminas, os grelos ajudam a prevenir o cancro. Esta propriedade foi descoberta pela Misión Biolóxica de Galicia, centro dependente do Consello Superior de Investigacións Científicas (CSIC). Esta propriedade é uma consequência dos glucosinolatos, responsáveis pelo sabor azedo característico da verdura.

O grelo é rico em vitaminas e cálcio, fazendo do grelo um substituto parcial do leite em especial para os alérgicos à lactose. Por este motivo também, são recomendáveis a pessoas que padeçam de osteoporose.

Quando se submete o grelo a altas temperaturas de cozedura, parte dos nutrientes perdem-se de modo irremediável enquanto que a outra parte fica no alimento e na água onde de cozedura, pelo que é recomendável comê-los com o seu caldo para aproveitar assim os glucosinolatos que previnem o cancro. Outras maneiras de conservar as suas propriedades são a sua cozedura a vapor ou cozinhá-los numa frigideira de grelhar.
 

Calão
Especialmente entre pessoas do sul de Portugal ou pessoas pouco familiarizadas com a planta, a palavra grelo pode ser considerada rude, uma vez que em linguagem brejeira serve para denotar o órgão sexual feminino, a zona do monte púbico e dos pêlos púbicos, ou apenas o clitóris. O significado exacto varia de acordo com a região e o meio social do interlocutor, bem como da frequência de utilização.
 

Propriedades de redução do colesterol grelos
Tem uma acção antioxidante que permite metabolizar os ácidos gordos livres para a energia, e prevenir a formação de radicais livres que podem danificar os vasos sanguíneos.
Isto irá reduzir a possibilidade de obstrução arterial, por formação de placas de ateroma, impedindo assim o aumento da doença cardiovascular.
Se você sofre de colesterol alto e dieta tem que fazer, grelos incorporar a sua dieta pode ser muito útil. Não se esqueça que a actividade física é necessária para continuar a reduzir o colesterol e fortalecer o sistema cardiovascular.
A minha experiência na cozinha com esta verdura tão espectacular foi umas Migas de Grelos acompanhadas de rojões temperados com pimentão encarnado, uma saladinha e rodelas de laranja.
 
Só vos digo que esta de comer e chorar por mais .... Um prato certamente a repetir pois não achei que os grelos fossem assim tão amargos e é uma forma de aproveitar as couves espigadas :D
 
Não acham??
 
Espero que tenham gostado de mais uma pequena história da Aldeia com a Natureza ...
 
Aladiah
 
 
 



 

 

2 comentários:

  1. Adorei a tua inocência sobre as flores brancas das couves! E deixaste-me cheia de inveja, porque não como há imenso tempo!! Que saudades me destes!! E com migas então? Uma delicatessen!!
    Beijinho e bom domingo!
    Mena

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Então já sabe o que andou a perder este tempo todo!!!
    Eu quando era miuda e que a minha mãe preparava as refeições com grelos eu torcia sempre o nariz e não comia.
    Mas agora adoro-os e faço refeições bem variadas com eles...então um esparregado feito com eles hummmm que delicia.

    Beijinhos e um bom domingo na Aldeia. :)

    ResponderEliminar