Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Um contador de histórias ....


Quando passeamos pelo Alentejo sabemos à partida que já existe uma imagem de marca ... O Sobreiro ...

Eu  pessoalmente gosto da paisagem dourada ... queimada do Sol ... e ver um ou outro sobreiro no meio de tão vasta planicie ...

Sair do carro ... E ouvir as cigarras ... os pássaros que por ali voam ... Meditar ... Ouvir a música que está escondida por entre as pastagens secas ...

Natureza é isto, sentir a Vida que existe para além de árvores velhas e cansadas ... Ouvir em sussurro o contador de histórias mais velho ... O sobreiro!!


O que é o Sobreiro?

 Árvore de porte médio, com uma copa ampla, com uma altura média de 15 - 20 m. Pode atingir, em casos extremos, os 25 m de altura. O tronco tem uma casca espessa e suberosa, vulgarmente designada por cortiça. As folhas do sobreiro medem 2,5 a 10 cm por 1,2 a 6,5 cm, e são de cor verde escura e sem pêlos. Têm forma denticular, uma nervura principal algo sinuosa e 5 a 8 pares de nervuras secundárias.

O fruto, como em outros carvalhos é a bolota, também conhecida por lande ou ainda (mais correctamente) glande.

Existe em todo o nosso país, espontaneamente, semeado ou plantado. Nos dois últimos casos forma povoamentos denominados montados, onde os sobreiros existem quase sempre em consociação com uma cultura agrícola ou uma pastagem.

É chamada uma "árvore de sombra", é muito resistente ao ensombramento, crescendo melhor debaixo de árvores adultas. Prefere climas com amplitudes térmicas suaves, humidade atmosférica e insolação elevadas. Suporta bem todos os tipos de solos excepto os calcários.
 
 

Uma curiosidade ….
 O sobreiro era chamado de suber pelos romanos, foi daí que veio a sua denominação científica em latim.
 A cortiça proporciona ao sobreiro uma protecção contra o fogo, permitindo-lhe frequentemente sobreviver a incêndios que matam outras árvores.
Logo, a sua principal utilização é a produção de cortiça, o único produto do qual Portugal é o primeiro produtor mundial. Os frutos serviam de alimento para porcos denominados de montanheira. As folhas mais baixas ou deixadas no solo como resultado de podas ou desbastes, servem como complemento de alimentação para o gado nas épocas do ano em que o pasto escasseia.
É devido à cortiça que o sobreiro tem sido cultivado desde tempos remotos. A extracção da cortiça não é (em termos gerais) prejudicial à árvore, uma vez que esta volta a produzir nova camada de "casca" (súber) com idêntica espessura a cada 9 - 10 anos, período após o qual é submetida a novo descortiçamento. O sobreiro também fazia parte da vegetação natural da Península Ibérica, sendo espontâneo em muitos locais de Portugal e Espanha, onde constituía, antes da acção do Homem, frondosas florestas em associação com outras espécies, nomeadamente do género Quercus.
 A finalidade da cortiça é o fabrico de isolantes térmicos e sonoros de aplicação variada, mas especialmente na produção de rolhas para engarrafamento de vinhos e outros líquidos. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça.
 
 
Hoje não trago sugestões de refeições mas trago imagens maravilhosas que fiz num dia espectacular que parecia Primavera e que convida a passear pelos campos fora e ouvir os pássarinhos cantar ... Apreciar a flor que está a desabrochar ... e Meditar ... acreditem que é maravilhoso Meditar neste ambiente e por mais ridiculo que pareça ... Abraçar uma árvore!!
 
Nunca o fizeram? Eu já e senti a Natureza ... Hoje em dia quem é que já sentiu a Natureza?
 
Não tem vergonha nenhuma nisso ... E digo-vos mais ... Prefiro abraçar uma Árvore e sentir vida dentro dela que dar um aperto de mão a uma pessoa que só transmite energia negativa e maldade no coração ....
 
Espero que tenham gostado de mais uma história da Aldeia com a Natureza ...
 
Aladiah

1 comentário:

  1. As coisas que aprendemos contigo! Abraçar árvores, já abracei, mas nunca um sobreiro!! E adorei essa tua comparação com o aperto de mão! Dou-te toda a razao do mundo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar