Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Alho - O Poderoso Mal cheiroso

Hoje foi dia de andar a limpar a cestinha dos alhos e lembrei das particularidades que este pequeno grande poderoso tem.
 
Um alimento que passa despercebido na nossa culinária e é rico em propriedades medicinais é o alho. Dono de grande fortuna nutricional é ainda um dos maiores cicatrizantes e preventivos de males e doenças que a natureza nos brindou.
Mas é raro pensarmos nisso quando estamos a descascar ou como dizem aqui os meus vizinhos, a debulhar um alho. Pois estamos logo a pensar se temos um limão perto ou colocar logo a torneira aberta para esfregar os dedos na lâmina da faca para sair o cheiro menos bom do alho. Truques que vou aprendendo aqui na Aldeia.

Todo o processo até chegar às nossas mãos é demorado e tem alguma técnica, eu costumo ter alhos de uns anos para o outros e guardo sempre aqueles mais enfezados (mais pequeninos) para deixar para plantar. Como passo a explicar, o pouco que sei ...


 
Então, eu escolhi estas duas cabeças pois eram as que me pareciam melhorzinhas para que me dessem uns "filhotes" bem generosos para o ano seguinte. Depois descasquei para ficar só com os dentes.
 
 
Depois deste processo vou deixá-los até começarem a espigar ou a criar já uma plantinha como mostra a seguinte fotografia. Num local seco e com pouca luz.
 

Assim que estiverem espigados em meados de Outubro / Novembro é altura de plantar, a terra já se encontra bem charruada e faço do seguinte modo, coloco uma especie de avental como se tivesse um bébé à tiracolo agaixo-me (como dizem os mais velhos)  e já com os "regos" na medida certa, vou fazendo um furinho e coloco em cada furinho um dentinho de alho. Ficam metade enterrados e metade de fora. Mais ou menos assim.

 
Depois é só a Natureza deixar seguir o seu ritmo e a rama vai crescendo, crescendo e é maravilhoso ver a sua evolução de dia para dia.
Depois é necessária atenção para ir moondando (tirar a erva daninha) e quando eles já tiverem um tamanho razoavel de rama temos que sachar a terra para que fiquem mais aconchegados.
Desta forma ...



Agora ainda não se podem recolher da terra, só quando a rama tiver um tom dourado lá mas para o verão. Depois mostro mais fotos, pode ser?
Entretanto, já pensaram nas Propriedades Terapêuticas, Dicas e Origem do alho?
 
Eu dou uma ajudinha ...

O alho é uma planta de cultivo milenar oriunda do Oriente e da Europa Meridional pertence à família das "Liláceas” seu nome científico é “allium sativum”, segundo historiadores os egípcios consumiam alho em abundância.
O seu uso é empregado largamente como tempero em todas as cozinhas, onde os seus “dentes” têm um gosto característico e activo, e comporta-se como um excitante do apetite.
 Existem três tipos básicos de alho que se distinguem pela cor da película que envolve os balbilhos:
·         alho branco ou alho comum;
·         alho rosa ou alho temporão;
·         alho “rocambole” vermelho, não confundir com “allium sativum” trata-se de uma espécie diferente chamada “allium scorrodoprasum”.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
O alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares é óptimo contra a hipertensão, os seus efeitos são potencializados quando o alho é triturado ou cortado. Pelo seu efeito bactericida extermina bactérias malignas do intestino, combate o cancro gastrointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas.
Fortalece o sistema imunológico como um todo, aumentando a resistência orgânica a infecções, fluidifica e desodoriza as secreções no caso de bronquite, tuberculose, diminui a tosse, provoca a expectoração.
Pode ser utilizado também em ferimentos e cortes de pregos enferrujados, espinhos, espetos de madeira e cacos de vidro, mordidela de bichos venenosos e também promove a desintoxicação do sangue.
 O uso regular do alho aumenta a longevidade reduz os riscos de AVC, reduz o colesterol, combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose.
Activa o funcionamento do fígado, cura hemorróidas e varizes, elimina prisão de ventre, combate o ácido úrico, aliviando dores musculares e articulares como reumatismo, gota e ciática.
 Elimina o cansaço, melhora visão, é indicado contra dores de cabeça, insónias e nevralgias, elimina vermes como: lombrigas e ténia, auxilia no emagrecimento, é bom para os rins e bexiga, eczemas e herpes, alivia a diabetes 1 e proporciona uma qualidade de vida mais saudável como um todo.
DICAS DE USO DO ALHO
1) Alho ingerido cru, picado ou misturado à salada com azeite puro é excelente para anemia e facilita a formação de glóbulos vermelhos.
2) Para quem sofre com bílis e boca amarga pela manhã tomar um dente de alho em ½ copo com água adicionado de limão, funciona também como anti-inflamatório dos brônquios é óptimo para todo o sistema respiratório.
3) No verão elimina-se rapidamente a sede usando o sumo de alho (alho esmigalhado) misturado com água.
4) Esmagado o alho cru com tomate, na salada, combate o reumatismo, a gota e a diabetes.
5) Contra a sarna usa-lo frito com mel e manteiga e aplica-lo no local.
6) Pode ser usado como condimento, funciona para a tuberculose e catarros infecciosos, ajudam também na maturação de furúnculos e espinhas da pele.
7) O seu efeito é potencializado quando usado triturado ou cortado, frito ou quente reduz seus princípios activos e consequentemente os seus benefícios.
8) Utilize também o alho juntamente com o azeite puro em saladas, tem efeitos maravilhosos sobre o organismo como um todo.
9) Pode ser usado adicionando-se 2 dentes de alho num sumo, juntamente com cenoura, salsa, beterraba, ou maça triturados no liquidificador.
10)Cuidado com o uso exagerado do consumo do alho, pode provocar dores de cabeça, desconforto estomacal, rins, cólicas, vómitos, diarreias, tonturas, mau-hálito e irritações gástricas. Pessoas com tensão arterial baixa podem vir a ver seu quadro agravado.
11)Quando for comprar alhos observem as seguintes características:
* Tenham a certeza de serem frescos, e as cabeças devem estar perfeitas e firmes, os dentes rijos ao toque, não comprem alhos fofos ou com manchas escuras na casca, guardem-nos sempre em temperatura ambiente e jamais no frigorífico.
Como sugestão trago hoje o tempero da carne de alguidar que é muito usada na Carne de Porco à alentejana e nas Migas. Se juntarem uns dentinhos de alho juntamente com a carne temperada com a massa do pimentão fica com um gosto espectacular  e vão receber imensos elogios na forma como ficou saborosissima!
 

Eu optei por fazer umas migas à alentejana que por sua vez levou tudo com fabrico próprio, a carne veio de um vizinho que matou porco, o pimentão da horta feito em casa, os alhos, o pão caseiro feito no forno comunitário, a alface da horta, os coentros e as laranjas do quintal ...
 
 
Agrada-vos?
 
Foi mais uma história da Aldeia com a Natureza ...

13 comentários:

  1. Olá,
    gostei desta informação, é muito útil e que muitas vezes faz falta.
    já agora adorei a sugestão, gosto muito de migas
    Voltarei :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida, a porta de minha casa está aberta e à espera de visitas!!

      Fico feliz por ter ajudado com a minha sugestão!!

      Obrigada pelas palavras carinhosas.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tenho uns qtos concentrados de alho à venda na farmácia! E agora ate os vou vender melhor e tudo!!
    Adorei essas migas!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol ... As minhas dicas sempre vão ajudar nas vendas da Farmácia :)

      Migas à moda do Alentejo mais propriamente aqui da Aldeia.

      Beijinhos Querida

      Eliminar
  3. É algo fundamental na minha cozinha, uso alho em quase tudo :)...
    Adorei essas migas querida!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É raro fazer migas :) pois acho que não tenho muito jeito ... Mas vou sempre experimentando ... É da teimosia :)

      Beijinhos Xana

      Eliminar
  4. Detesto o cheiro do alho, bahhhhhhh!!
    Mas dá um sabor à comida unico ;)
    Gostei desta informação minha cozinheira!!!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí eu lhe ter dado o nome do Poderoso Mal Chaeiroso :) só mesmo desta cabecinha :D

      Como eu gostava de ser cozinheira como tu ou qualquer uma das meninas :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gostei muito de ler toda esta informação. Costumo comprar cápsulas de alho para prevenir micoses, foi a minha dermatologista que aconselhou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "Preguiça" ;) ainda bem que pude contribuir para a sua leitura sobre o Alho! Sim as cápsulas de alho são excelentes pois além do produtoe star concentrado também não precisa de ter contacto directo com o mesmo!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá, :)

    Esta sua publicação é uma preciosidade...
    Adorei ler, aprender, reter...
    Adoro alho, não me importo minimamente com o seu odor, gosto dele de todas as formas, cozinhado ou até cru ! :-)

    Beijinhos *
    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, fico muito feliz por ter gostado de ler :D É uma forma diferente de dar informação.

      E gosto de partilhar com vocês o pouco que sei e que também vou aprendendo!

      Beijokas e vou já dar uma olhadela no mundo do Chocolate :D

      Eliminar