Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Aventura de hoje .... Mogango

Hoje decidi ir buscar um Mogango ... Sim está bem escrito, é Mogango ... que é muito diferente de Abóbora!!
 
Ou seja uma Mogango é de polpa alaranjada e casca canelada, dura e raiada de amarelo quando madura. As plantas são de hábito rasteiro e crescimento indeterminado, com ciclo vegetativo de 80 a 90 dias. Os frutos são de cor verde-escuro com estrias de amarelo vivo a bege. A forma do fruto é globular, relativamente alargada e em geral com gomos bem vincados que lhe conferem uma forma canelada, com um peso entre 2 e 3 kg.
 
Mais ou menos assim como a que eu fui buscar ...

 
" As abóboras são mais brancas por dentro e por fora mais verdes :D
Nos que respeita nos Mogangos podemos fazer várias coisas, existem inúmeras receitas salgadas e doces. Eu hoje escolhi uma receita salgada, muito boa e que no Alentejo e aqui na Aldeia se come muito, que é Feijão com Mogango aromatizado com Coentros.
Depois de limpa foi altura de a cortar aos pedaços, uma tarefa um pouco complicada porque ele (Mogango) tem a casca muito dura além de deixar as mãos meio peganhentas."
 
 
 
Depois de arranjada e lavada foi outra vez altura de ir à horta buscar coentros para que quando se colocassem na comida tivessem um ar fresco e acabados de apanhar!
 
Da horta ainda utilizei alhos, o feijão e o louro. Depois veio o resto, o azeite, o sal e o pimentão encarnado ou colorau como lhe quiserem chamar!!
 
Coloquei então o azeite, os alhos, o louro a fritar um pouco, juntei o Mogango, àgua (pouca) e deixei levantar fervura ... Após ter levantado fervura juntei o feijão, o sal e o colorau.
 
Quando estava tudo cozido coloquei então os coentros migados e mexi para que ao ferver toda a comida tomasse o gostinho dos mesmos.
 
E consegui uma refeição prática, económica e muito saborosa ... Feijão com Mogango!!
 
 
Por aqui existe quem coma esta iguaria com sopas de pão, pois no Alentejo ainda hoje se remota aos tempos antigos de fome e pobreza e junta-se as sopas de pão.
 
Mas actualmente é muito comum e já se torna quase um hábito colocar sopas de pão em qualquer comida denominada comida de caldo!!
 
Espero que tenham gostado de mais uma história da Aldeia com a Natureza.

 











8 comentários:

  1. Ai que saudades me deram agora... O meu pai também costuma ter mogango na sua horta. Quando era pequena comia feijão com abóbora e adorava. Ai que vontade de comer agora.
    Obrigada pelo carinho e visitas ao meu blog.
    Beijinhos e bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida :D Fico feliz por saber que o seu pai também tem Mogango, é raro conhecer alguém que saiba o que é! E também fico feliz por poder fazer recordar coisas boas na sua vida :D

      O seu cantinho também é muito especial :D Também agradeço o seu carinho <3

      Beijokas querida
      Bom Fim de Semana

      Eliminar
  2. Olá!
    Não sei como vim aqui parar!!! Mas o certo é que estou aqui no seu cantinho,Na Aldeia com a Natureza eu também gosto muito da horta e de ver as coisas crescerem tenho um pouquinho de terra semeio e planto até a terra não dar para mais, e para melhor aproveitamento dela até ponho os pepinos e as abóboras com uns paus para se agarrarem e não ocuparem espaço em cima da terra.
    Quando tenho as coisas a nascerem e a crescerem vou visita-las todos os dias adoro quando ão outro dia já estão diferentes.
    Este seu prato está com ótimo aspecto e apetece meter a colher!!!

    Já agora também lhe deixo um convite para passar pelo meu cantinho Sobremesas de Domingo.
    Muitas felicidades e voltarei mais vezes porque já a fiquei a seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, fico estremamente feliz por saber isso :D sempre que posso saio à rua e tiro fotos da minha horta e depois dou simples ideias do que faço com elas ... Aqui na Aldeia ainda existe muito a tradição de confeccionar o que a Terra nos dá e acho muito bom dado os dias que correm ...

      Também vou seguir o seu cantinho com toda a certeza!!!

      Obrigada pelas palavras de carinho e também lhe desejo muitas felicidades :D

      Beijinhos

      Eliminar
  3. voce tem uma foto do mogango caipira (aquele comprido, verde acizentado) me envia por favor mrg_comprasevendas@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bom Dia, não sei qual será esse. Nem tenho conhecimento que exista algum Mogango assim .... Pode exemplificar por favor?

      Eliminar
  4. ganhei um mogango de uma amiga comi o fruto e guardei a semente so nao sei quando se faz o plantiu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia
      Plante as sementes de abóbora ou moranga no local definitivo na horta, fazendo covas de 45 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro para cultivares cujas plantas tem grande porte, e de 30 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro para outros cultivares. A terra retirada de cada cova deve ser adubada com esterco bem curtido, húmus de minhoca ou composto orgânico. Após fechar a cova com a terra já adubada, irrigue e coloque 2 ou 3 sementes a cerca de 2 cm de profundidade.

      As sementes também podem ser plantadas em vasos pequenos, saquinhos plásticos ou copinhos de 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro feitos com papel jornal. O transplante das mudas de abóbora ou moranga para a horta pode então ser feito quando as mudas têm três folhas definitivas.

      Eliminar