Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Couve Portuguesa

Na Aldeia, praticamente todo o Inverno temos couves plantadas na horta ou em pequenos quintais. É um legume que se come de qualquer maneira e os mais velhos têm ideias excelentes no que toca a cozinhar a couve. E posso dizer que já aprendi algumas e outras vai-se inventando.

As couves são semeadas nos chamados "criadores" é passado algum tempo é que são transplantadas para a terra, após terem atingido alguns centímentros de altura. Como mostro nas imagens.
 

 
Eu regra geral tenho sempre um vizinho que me dá já alguns "pés" de couve que me vão dando por muito tempo ... Chega a dar-me cerca de 20 pés e agora imaginem depois de plantadas a quantidade de couves que não tenho ... Algumas deixo espigar e faço espigos com qualquer coisa ... mas isso fica para outro episódio!
 
As couves, como toda a gente sabe, são caracterizadas por possuir longas folhas comestíveis de formato oblongo e ondulado, que podem ser encontradas em tons de verde claro, verde escuro e até mesmo verde azulado, com limbo de aspecto frisado ou crespo, as couves são cultivadas por serem consideradas um alimento altamente nutritivo e cheio de propriedades medicinais.
 
Rica em vitamina A, B6, C, K e cheia de minerais como o cálcio e ferro a couve ajuda a prevenir e combater diversas doenças.
Ela possui acção vermífuga, ajuda a combater problemas do fígado e estômago, é muito aconselhada para amenizar a asma  e bronquite e, possui acção laxativa.
Além de tudo isto, a couve possui alguns compostos como os fenólicos que segundo algumas pesquisas, tem sido eficaz a diminuir a multiplicação de células cancerígenas.
Por ser pobre em calorias (100 gramas contém 25 kcal), a couve pode estar presente em dietas de restrições calóricas, cujo objectivo é emagrecer. No entanto, as couves podem causar flatulências ou gases em alguns indivíduos.
 
 
Muito apreciada na culinária, as couves compõe diversos pratos típicos. Estão presentes em saladas, refogados, sumos, como também em diversas receitas tais como sopas, caldos, molhos, recheios, entre outras.
Quando consumidas cruas, como nas saladas, as couves devem ser devidamente limpas, a fim de remover quaisquer microorganismos causadores de doenças que estejam por ali (no meu caso as lagartinhas que gostam muito de passear pelas minhas couves ... Lembro que não uso quimicos, nem adubos nem outro tipo de produtos tóxicos na minha Horta!).
Para os que preferem cozinhá-la e refogá-la, o ideal é que ela fique menos tempo possível no lime, apenas 30 segundos, pois a couve tende a ficar muito escura e com um sabor desagradável quando expostas muito tempo sob o calor do fogão.
E este tempo de 30 segundos não altera muito suas propriedades nutritivas e medicinais. Para manter a couve em óptimas condições até que se possa consumi-las o ideal e guardá-las no frigorífico, num saco plástico contendo alguns furos.
Eu costumo congelar após ter sido cortada. Fica boa mesmo após ter sido descongelada e não perde as propriedades. Faço em sacos com a quantidade que mais ou menos sei que vou usar.
 
 
Como tem estado bom tempo apesar do frio que se faz sentir, fui à horta e apanhei algumas folhas de couve mais velha e pedi (pois pedi porque não me entendo muito bem com maquinetas velhas mas que neste caso dão um jeitão que vocês nem queiram saber) para me cortarem a folhas em caldo verde! Assim como está na imagem ...
 
Quanto não vale fazer a nossa comidinha com legumes fresquissimos? Em vez de estar no super mercado a olhar para a prateleira e pensar no que vai ser o jantar ou o almoço? Eu tenho esse privilégio de olhar para a horta e pensar que legume vou escolher hoje para confeccionar ... Não sei se é pretensão da minha parte mas é uma das qualidades de vida que a Aldeia permite e que eu me Orgulho de dizer que usufruo muitas vezes!!! 

 
Depois de cortada a couve, foi ensacada a que era para ser congelada e a que ia ser consumida foi directamente para uma tijela. Eu lavo as folhas antes de serem cortadas, e depois de desongeladas quando vão ser confeccionadas costumo escaldar com àgua a ferver. Para perder aquela rigeza e também para ser mais fácil a cozedura.
 

Esta pequena porção já estava prontinha para ir directamente para o tacho ... Já adivinharam o que vai sair daqui?? Pois bem, é Caldo verde ... Mas o meu é especial e sabem porquê? Porque eu não uso Linguiça ... Pois é ... Uso outra coisa que desde pequena que a minha Avó e a minha mãe fazem ... Com Farinheira!!!!



Vocês devem estar a pensar que deve ser muio mau ... pelo contrário ... quem gosta do sabor da farinheira é excelente!!
Dá um gostinho especial  ao Caldo Verde, a farinheira fica cozida e é mesmo muito bom ...
 
Já havia algum tempo que não fazia e tinha saudades de comer ... acreditem que me soube tão bem!! E matei saudades de um caldinho bem quentinho.
 
Faço o caldo verde da maneira tradicional que todas vós conhecem, tudo da minha horta de preferência ... azeite, cebola, alho, louro, batara, água sal e colorau q.b.
Enquanto as batatas cozem à parte escaldei a couve e coloquei a farinheira em água fria ... sim farinheira em água fria leram bem ... para quê? Para a pele ficar mole e não rebentar (é o meu truque, porque o segredo não o posso contar!) ;)
 
Depois da batata estar passada e o caldo começar a ferver coloco a couve e só nos minutos finais da couve estar quase cozida é que coloco a farinheira.
 
Terminada a cozedura de tudo, retiro a farinheira e corto às rodelas ficando com este aspecto delicioso :D




Espero que tenham gostado de mais uma história da Aldeia com a Natureza. E desta maravilhosa sugestão :)

Votos de uma excelente semana

Aladiah


                                                      




 

 


12 comentários:

  1. Adoro estas suas descrições fazem-nos sentir perto da terra e apreciar o que de bom a Natureza tem para nos oferecer se arregaçarmos as mangas. Esta versão de caldo verde também é muito interessante! nunca experimentei a colocar farinheira.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei literalmente com água na boca :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Experimentem e depois digam-me se não é saborosa :)

    Aladiah

    ResponderEliminar
  4. Com farinheira nunca experimentei, só com chouriço!
    E quem não gosta de um caldo verde bem alentejano?!!!
    É uma das minhas soupinhas favoritas, esse está a olhar para
    mim e a dizer " Cláudia Patrícia DEVORA-ME DEVORA-ME :D"
    Eheh
    Não ligues amiga, ainda é da recuperação eheh
    Beijoca!
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente só tu para me fazeres rir :D Mas experimenta, nunca mais vais querer outra coisa!!

      Beijinhos
      Aladiah

      Eliminar
  5. Aí estao duas coisas de que gosto muito... caldo verde e farinheira.
    Excelente ideia juntar as duas.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Olá!! desculpa só agora vi aqui mas estive a mudar de casa e foi impossível vir cá mais cedo :-/ vim conhecer aqui o teu cantinho pois pelo FB já o sigo há algum tempo :)
    Obrigada pela dica das couves, desconhecia que se podia congelar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina :) Não faz mal!! Também não actualizo todos os dias ... é conforme o tempo de horas e o tempo da meteorologia me deixa ... lol

      Fico feliz por vos ajudar com as minhas dicas!!

      Bjinho
      Aladiah

      Eliminar
  7. Olá...
    Não gosto de caldo verde :(....Que belo aspecto ;)... Hoje foi a 1ª vez que vim aqui ao teu cantinho e adorei :).... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leonor, Benvinda :) Eu ainda vou partilhar mais maneiras de confeccionar couve por isso o caldo verde pode ficar de lado :D

      Beijinho
      Aladiah

      Eliminar
  8. Ai essa sopinha... K apetite me deu :)
    beijinhos kida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso soube-me muito bem, algum tempo que não comia e foi mesmo a desejo!

      Beijokitas Xana

      Eliminar