Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Erva Aromática - Hortelã

Hoje vou começar com uma série de pequenas aulinhas de ervas aromáticas ... Com alguma pesquisa na net e em conversas com alguns Aldeões apercebi-me de coisas maravilhosas sobre as ervas aromáticas que tenho na Horta e nem me apercebia disso!!!
 
Aceito também as vossas sugestões, críticas e aconchegos que se possam fazer para melhorar :D
 
Acredito que aprendemos sempre qualquer coisa de alguém.
 
Hoje trago a Hortelã, muito caracterísitca pelo seu aroma, sabor e por aromatizar muitas comidas, desde a Sopa da Panela, ao Arroz, passando pela Canja e como hoje vou dizer até para um cházinho calmante!!
 
Senão vejamos ...
 
 
 
 
É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extracção do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental. É uma das plantas mais usadas do mundo
 
É também utilizada como planta medicinal, estimulante, estomacal, muito usada nos casos de flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vómitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração.
O chá feito de hortelã é um óptimo calmante.
 
CHÁ DE HORTELÃ
Como já foi referido a hortelã é um excelente digestivo. E como tal, o chá de hortelã, após as refeições, pode ser muito benéfico para quem sofre de dores no estomago. O chá forte alivia as cólicas menstruais e intestinais.
 Para quem tem a pele oleosa, experimente passar o chá forte de hortelã com um algodão, após a limpeza.
 Como fazer?? Eu explico!!
Receita – Ingredientes:
 1 colher de sopa de folhas de hortelã miúdas e uma chávena de água;
 Coloque a hortelã num recipiente e deite sobre ela a água a ferver. Tampe e, deixe em infusão durante 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce, se necessário, e tome ainda quente.
 
DESCRIÇÃO DA PLANTA
 Planta herbácea que chega a tingir 80 cm de altura, com folhas ovais e serrilhadas, de um verde-claro, e flores de corola violeta.
 
 
 
Como uma curiosidade mais apimentada ...
 
O PODER AFRODISÍACO DA HORTELÃ
 Os árabes foram os primeiros que viram nesta erva um poder afrodisíaco, pois estavam convencidos de que se usava para tratar a impotência e a diminuição da libido.
 
 
AROMA E SABOR
 O sabor desta erva varia conforme a sua qualidade, e é intenso e refrescante.
 
 

Outras indicações
A hortelã pimenta tem um efeito benéfico nos casos de síndroma do cólon irritável e doença de Crohn. Reduz o excesso de pêlos (hirsutismo) em homens e mulheres, podendo ser conjugada, internamente, com a salva, anho casto ou alcaçuz, e com uma aplicação externa de calêndula.
Sob a forma de óleo essencial, utiliza-se: internamente, no tratamento de catarro pulmonar e inflamações na boca; e, externamente, em dores, distensões musculares, entorses e neuralgias, produzindo uma sensação de frio.
 
 
Para hoje, e sempre com produtos da minha horta incluidos, recomendo um Arrozinho de Hortelã com Cordon Bleu com queijo derretido por cima aromatizado com Oregão e acompanhado de uma Salada de Alface.

 
 
 
Espero que tenham gostado de mais uma História na Aldeia com a Natureza ...



4 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre a hortelão...hum esse arroz de hortelã é tão saboroso!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Não gosto nada disso!!! ADORO!!!!
    Então com esse arroz ... Maravilha!!
    Beijoca ;)

    ResponderEliminar