Quem não gosta de uma batatinha frita? Em puré? Numa caldeirada? Na sopinha ou simplesmente de azeite e vinagre com algum acompanhamento de preferência peixinho grelhado??
Pois bem, hoje pela Aldeia andou-se a fazer um pequeno questionário ...
O que fazem vossas excelências com as batatinhas velhas? Aquelas que estão murchas e já com alguns grelos?
Houve quem me respondesse ...
- "Eu guardo e quando for altura coloco na terra para ter batatas para o ano! Os grelos vão servir de raízes e cada grelo dá uma mão cheia de batatas!! Sr. José
- "Eu faço sopa, fica uma sopinha muito cremosa." D. Carminho
- "Como já não dá para fazer batatas fritas, faço puré de batata." D. Gertrudes
Tudo boas respostas, afinal apenas estão velhas e não são de deitar fora ... Certo??
Foi após estas elucidaditas respostas que vim para casa e agarrei em algumas batatas que cresceram na minha Horta e que foram envelhecendo na casinha de madeira.
Teria que lhes dar algum fim, senão apodreciam e então assim é que já não havia nada a fazer ...
Foi então que comecei a juntar alguns ingredientes e com base em algumas receitas criei a minha, fui à horta buscar coentros, as cebolas, os alhos e pedir uns ovinhos à vizinha e descongelar uma postinhas de bacalhau ...
Peguei em pão ralado e o resultado fonal foi surpreendente além de muito saboroso!!
Bolinhas de Bacalhau com ingredientes da nossa aldeia, mais propriamente da minha horta!
A particularidade deste prato é que não é frito, mas sim cozinhado no forno tornando-se mais saudável e não deixa a casa a cheirar a fritos!!!
Falei da minha pequena aventura na cozinha e todos quiseram provar :D Obrigada pelas respostas e pelo tempo dispendido de cada interveniente.
Foi mais um história da Aldeia com a Natureza ...
Olá!
ResponderEliminarEu também fiz assim, escolhi as que estavam mais murchas e terra com elas neste caso ou este ano nem fui eu mas sim o marido eu ainda me não encontro com forças para fazer estes trabalhos apesar de adorar.
Mas o tempo não ajudou nada levaram com muita chuva e ainda não nascem desconfio que até apodreceram, vamos esperar que o sol comece a brilhar.
Adoro tudo o que escreve sobre as sementeiras.
Beijinhos.
Olá Maria :)
EliminarElas demoram um pouco a nascer, as minhas andam agora a sair da terra muito timidamente!! É preciso calma e ir "falando" com elas ... :)
O que eu falo das sementeiras é muito pouco relativamente ao vasto mundo de sabedoria que existe! É do que vou ouvindo aqui em conversa com os velhotes e do facto de ser muito auto-didacta! :)
Beijinhos
Aladiah